Arena de Batalhas

Estadio Octávio Mangabeira – Fonte Nova 

O Estádio Octávio Mangabeira, também conhecido como Fonte Nova, foi um estádio de futebol na cidade de Salvador, de propriedade do governo do estado da Bahia e que era utilizado pelos principais clubes do estado.

Sua capacidade era de pouco mais de 60.000 pessoas até seu fechamento devido ao desabamento de parte de sua arquibancada superior. O estádio foi implodido no dia 29 de agosto de 2010 para dar lugar a Arena Fonte Nova.

O estádio foi inaugurado em 28 de janeiro de 1951 com a partida entre o Botafogo de Salvador e o Guarany-BA, que terminou com a vitória de 1 a 0 para o Botafogo.

O primeiro gol no estádio foi marcado por Antônio, que estava jogando pelo Botafogo .Esse jogo fez parte do Torneio Octávio Mangabeira, organizado para inaugurar e promover o novo estádio, que, mais tarde, foi vencido pelo Bahia.

Estadio Metropolitano Roberto Santos – Pituaçu

O Estádio Governador Roberto Santos, ou Estádio Roberto Santos, é um estádio de futebol localizado no bairro de Pituaçu, em Salvador, de propriedade do Estado da Bahia. Possui uma capacidade para 31.677 espectadores (depois da reforma e ampliação) e já foi palco de grandes jogos. É mais conhecido como Estádio Metropolitano de Pituaçu, ou simplesmente Estádio de Pituaçu.

Devido à ausência da Fonte Nova, o Bahia em 2008 teve que jogar longe de Salvador, na cidade de Feira de Santana. Enquanto isso, o Estádio de Pituaçu passou por uma grande reforma. Em 2009, o estádio estava pronto para a volta do clube.

Nos clássicos BaVi, no entanto o tricolor não tem conseguido se impor diante do maior rival. Em 12 confrontos, o Vitória venceu 7, o Bahia apenas 3 e houve ainda 2 empates.

Mesmo com a ampliação do estádio o tricolor não tem revertido a supremacia de títulos que o Rubro-Negro tem construído nas últimas duas décadas, tendo inclusive vacilado nas duas partidas decisivas disputadas no Metropolitano desde a sua reforma, perdendo o jogo de ida do Campeonato Baiano 2009 por 2 a 1, o que se repetiu em 2010 com o triunfo rubro-negro pelo placar de 1 a 0.

Estadio Manuel Barradas – Barradão

O Estádio Manoel Barradas, o Barradão, é um estádio de futebol ,de propriedade do Esporte Clube Vitória.

Foi inaugurado em 11 de novembro de 1986, com a partida Vitória 1 a 1 Santos e reinaugurado em 25 de agosto de 1991, com o jogo Vitória 1 a 1 Olimpia, do Paraguai, campeão da Libertadores do ano anterior.

Sua capacidade atual é de pouco mais de 35 mil espectadores.

 É notável que o estádio foi mesmo o divisor de águas do futebol baiano. Com a sua construção, o rubro-negro baiano assumiu a hegemonia do estado, conquistando mais títulos em duas décadas do que tinha em noventa anos de vida.

Para se ter uma ideia da superioridade do Leão em relação ao seu rival tricolor, o Bahia, nessa época, o time rubro-negro permaneceu invicto em BaVis de 5 de abril de 1998 a 21 de maio de 2006, mais de oito anos de invencibilidade.

Disputando finais em seu estádio, o Leão da Barra tem um aproveitamento impressionante.

Nas oportunidades em que o time decidiu o título de alguma competição em sua casa, só sofreu a perda em cinco oportunidades: no Campeonato Baiano de 1998, quando precisava vencer o Bahia por dois gols de diferença e apenas conseguiu um magro 1 a 0, na Copa do Nordeste de 2002, quando empatou por 2 a 2 precisando de uma vitória também por dois gols de diferença, no Campeonato Baiano de 2006, quando perdeu por 4 a 2 do Colo-Colo e cedeu o título para o clube de Ilhéus, na Copa do Brasil de 2010, quando venceu o Santos por 2 a 1, mas não levou a taça porque perdeu o primeiro jogo por 2 a 0 e no Campeonato Baiano de 2011 quando perdeu de virada para o Bahia de Feira.

Já o número de conquistas em seu estádio impressiona: nos Campeonatos Baianos de 1995, 1996, 1997, 2002, 2003, 2004, 2005, 2008, 2009 e 2010, e na Copa do Nordeste de 2003, o rubro-negro comemorou mais um título na Toca.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s